As 5 linguagens do amor? Tudo o que você precisa saber

1. Palavras de afirmação

Pessoas com palavras de afirmação como uma linguagem de amor valorizam reconhecimentos verbais de afeto, incluindo frequentes “eu te amo”, elogios, palavras de apreciação, encorajamento verbal e comunicação digital frequente, como mensagens de texto e engajamento em mídias sociais.

“As demonstrações de afeto escritas e faladas são as mais importantes para essas pessoas”

“Essas expressões fazem com que eles se sintam compreendidos e apreciados.”

2. Tempo de qualidade

As pessoas cuja linguagem do amor é o tempo de qualidade se sentem mais adoradas quando seu parceiro quer ativamente passar tempo com elas e está sempre disposto a sair. Eles adoram particularmente quando a escuta ativa, o contato visual e a presença total são características prioritárias no relacionamento.

“Esta linguagem do amor é sobre dar toda a sua atenção a essa pessoa especial, sem a distração da televisão, telas de telefone ou qualquer outra interferência externa. Eles têm um forte desejo de passar tempo ativamente com seu parceiro, tendo conversas significativas ou compartilhar atividades recreativas”.

3. Atos de serviços

Se sua linguagem de amor são atos de serviço , você valoriza quando seu parceiro se esforça para tornar sua vida mais fácil. São coisas como trazer sopa quando você está doente, fazer seu café para você de manhã ou pegar sua lavanderia para você quando você teve um dia agitado no trabalho.

“Esta linguagem do amor é para pessoas que acreditam que as ações falam mais alto que as palavras. Ao contrário daqueles que preferem ouvir o quanto são cuidados, as pessoas nesta lista gostam de ver como são apreciadas. Fazendo as tarefas menores e maiores para tornar suas vidas mais fáceis ou mais confortáveis ​​é muito apreciado por essas pessoas”.

4. Presentes

Presentes é uma linguagem de amor bastante direta: você se sente amado quando as pessoas lhe dão “símbolos visuais de amor”, como Chapman chama. Não se trata do valor monetário, mas do pensamento simbólico por trás do item. Pessoas com esse estilo reconhecem e valorizam o processo de presentear: a reflexão cuidadosa, a escolha deliberada do objeto para representar o relacionamento e os benefícios emocionais de receber o presente.

“As pessoas cuja linguagem do amor é receber presentes gostam de receber algo que é físico e significativo. A chave é dar coisas significativas que importam para elas e refletem seus valores, não necessariamente os seus”.

5. Toque físico

Pessoas com toque físico como linguagem de amor se sentem amadas quando recebem sinais físicos de afeto, incluindo beijos, mãos dadas, abraços no sofá e sexo. A intimidade física e o toque podem ser incrivelmente afirmativos e servir como um poderoso conector emocional para pessoas com essa linguagem de amor. As raízes remontam à nossa infância, algumas pessoas só sentiam profundo afeto e amor por seus pais quando eram segurados, beijados ou tocados.

“As pessoas que comunicam sua apreciação por meio dessa linguagem, quando consentem com isso, sentem-se apreciadas quando são abraçadas, beijadas ou acariciadas. Elas valorizam a sensação de calor e conforto que vem com o toque físico”.

Teste da linguagem do amor: Qual é a minha linguagem do amor?

Para encontrar o seu tipo, leia as seguintes afirmações e marque aquelas que ressoam profundamente com você. Filtre: Como você demonstra amor? Do que você reclama em um relacionamento? O que você solicita ou precisa ativamente do seu parceiro no dia-a-dia? Aquele com mais declarações com as quais você ressoa é sua principal linguagem do amor. Se dois ou mais idiomas estiverem empatados em primeiro lugar (o que é comum!), use o processo de eliminação e vá descendo a lista até ficar com um ou dois idiomas dos quais não deseja se separar.

Palavras de afirmação

  1. Você realmente gosta de ouvir seu parceiro dizer: “Eu te amo”. Essas três palavras são particularmente significativas, especiais e reconfortantes para você ouvir. De novo e de novo e de novo.
  2. Você aprecia quando está sendo reconhecido e elogiado. É bom ter seus esforços reconhecidos com palavras gentis, por menores que sejam. Isso permite que você saiba que você é valorizado. Pontos extras se for do nada.
  3. Os detalhes são importantes, e é importante que seu parceiro faça comentários sobre coisas como se você mudou o cabelo ou realmente colocou roupas de trabalho em vez de pijama para sua chamada de trabalho do Zoom. Isso mostra que eles estão prestando atenção, o que ajuda você a se sentir querido.
  4. Você se sente valorizado quando eles dedicam um tempo para refletir e comentar cuidadosamente sobre algo positivo que notam que você está fazendo.
  5. Quando você faz algo de bom para seu parceiro, ele diz: “Obrigado”, o que faz você se sentir reconhecido e afirmado.

Tempo de qualidade

  1. Você gosta de passar tempo ininterrupto com seu parceiro. É fundamental que você tenha tempo suficiente para sair e curtir um ao outro com atenção total. Sem distrações, por favor.
  2. É significativo quando eles reservam tempo para você, priorizam você em sua agenda e não cancelam planos.
  3. Criar memórias e momentos especiais juntos é super importante. Compartilhar novas experiências significa o mundo para você.
  4. O tempo é precioso, e é significativo aproveitar cada segundo do seu tempo juntos.
  5. Você se sente contente e feliz quando está perto de seu parceiro, mesmo que não esteja realmente fazendo nada. O importante é que vocês estão gastando tempo focados juntos.

Atos de serviços

  1. Você se sente cuidado quando seu parceiro o apoia e ajuda a aliviar suas responsabilidades quando ele faz pequenas tarefas ou tarefas para você. Felicidade doméstica desbloqueada.
  2. Significa muito quando alguém segue algo, especialmente se estiver prestando atenção e intervindo para ajudar. Quando eles fazem isso, você confia em seu parceiro para prestar atenção aos pequenos detalhes.
  3. Você acha que falar é barato; ação significa tudo. Você precisa de alguém para passar e saber que pode confiar nele. Mostrar, não contar.
  4. Você adora quando seu parceiro intervém para fazer pequenas coisas para facilitar sua vida.
  5. Se você está se sentindo estressado ou cansado, seria bom se seu parceiro visse isso como uma oportunidade de intensificar e aliviar seu fardo, tirando algo do seu prato que é fácil para ele fazer. Esse pequeno ato ajuda você a se sentir cuidado.

Presentes

  1. Você se sente amado quando recebe um presente. O presente em si é bom, mas é realmente o pensamento por trás dele que conta: o presente se torna um objeto que ajuda você a lembrar que eles estavam pensando em você, o que o enche de amor.
  2. Depois de um encontro ou de uma viagem, é especial levar uma lembrança para casa. Ver o item lembra aqueles momentos sentimentais.
  3. Os melhores presentes são os significativos. Se for um presente surpresa, melhor ainda. Isso fortalece o vínculo e cria uma conexão mais profunda para você.
  4. Durante feriados, aniversários ou datas comemorativas, você deseja comemorá-lo com algum tipo de presente. Esses dias são muito especiais e você adora usar esses dias como um lembrete de seu compromisso.
  5. O gesto de receber um presente demonstra que você é visto, cuidado e valorizado. Você realmente prospera na consideração por trás do gesto e valoriza itens nostálgicos.

Toque 

  1. Você está ansioso para abraços, abraços e beijos. Nada supera a intimidade tátil e física.
  2. Você se sente ancorado em um relacionamento quando a afeição física é acessível e muitas vezes cultivada. Dar as mãos, abraços longos e beijos são ocorrências comuns e bem-vindas.
  3. Você é um jogo para demonstrações públicas de afeto. Isso ajuda você a se sentir desejado e desejado.
  4. Se o seu parceiro estiver sentado ao seu lado, você prefere sentar de um lado para o outro e se aconchegar. Quanto mais perto, melhor. Se eles estiverem por perto, é quase automático você estender a mão para tocar a perna, brincar com o cabelo ou massagear as costas.
  5. A intimidade sexual faz você se sentir amado e mais próximo do seu parceiro.

A linguagem do amor mais comum.

Chapman analisou os resultados de 10.000 pessoas que fizeram seu teste online em 2010 e descobriram que as palavras de afirmação eram a linguagem mais popular, mas por uma pequena margem.

“Pessoalmente, acredito que também depende de gênero, cultura, costumes e valores. Certas linguagens de amor que prevalecem no Ocidente são muito menos comuns em culturas não ocidentais. Por exemplo, na minha cultura do sul da Ásia, elogiar diretamente alguém é muito desconfortável e muitas vezes não é bem recebido. Em vez disso, elogiar essa pessoa para terceiros é mais valorizado quando eles ouvem sobre o que você disse sobre eles através da videira. Além disso, a demonstração pública de afeto entre cônjuges ou parceiros românticos também é um grande tabu.”

Namorando com cada tipo de linguagem do amor.

As 5 linguagens do amor são um conceito enganosamente simples, e entendê-las pode ser transformador se você colocar o trabalho prático. Ele convida a curiosidade, não a leitura da mente, para o relacionamento.

Por exemplo, você pode adorar palavras de afirmação, mas seu parceiro valoriza o tempo e o toque de qualidade. Como uma tentativa de conexão, você pode enviar mensagens de texto para ele o dia todo e achar que é ótima em expressar amor; enquanto isso, ele pode estar se perguntando por que você nunca está interessada em passar tempo abraçada no sofá à noite e pode realmente estar se sentindo mal amada por causa disso. Viu como é fácil a desconexão e o ressentimento entrarem em cena? Ao determinar nossas preferências primárias e secundárias de linguagem de amor, pode ser mais fácil dar um ao outro o que desejamos inatamente.

Aqui estão algumas dicas para namorar pessoas com cada tipo de linguagem do amor:

  • Palavras de afirmação: Palavras significam tudo, então escolha-as com sabedoria. Erre para o lado da positividade e as comunicações florescerão. Quando você notar as coisas boas, diga e diga com frequência. Tente não se envolver em críticas não construtivas – as palavras têm impacto e deixam uma impressão duradoura.
  • Tempo de qualidade: crie um espaço intencional em sua agenda para o tempo juntos. Pode ser tão simples quanto caminhar juntos ao ar livre (uma atividade pandêmica emocionante) e ter uma boa conversa profunda sobre o seu dia. Deixe os telefones em casa.
  • Atos de serviço: Vá além com suas ações para mostrar seu amor. Nem sempre se preocupe com as tarefas – as pessoas têm interpretações diferentes do que essa linguagem do amor significa para elas, então pergunte diretamente o que elas precisam. Mostre vigilância antecipando como você pode facilitar a vida deles. Esses pequenos atos se somam e podem fazer toda a diferença.
  • Presentes: Eles vão se lembrar das ocasiões especiais, então certifique-se de marcar no calendário e homenagear o dia e seu parceiro com um presente atencioso. Ganhe pontos Brownie extras com um presente “só porque”. Pode ser tão simples como uma flor escolhida a dedo do jardim ou um chaveiro fofo de um destino de viagem favorito. Esses pequenos gestos podem celebrar o relacionamento em grande estilo.
  • Toque: Carícias ternas e afeição física são tudo. Essa linguagem do amor é agradavelmente direta, fácil de satisfazer e não envolve muito planejamento, esforço ou dinheiro. É tão fácil quanto alcançar a conexão apertando o braço deles enquanto você assiste a um filme ou batendo na bunda deles quando você passa por eles. Simples.

Críticas à teoria da linguagem do amor.

Avanço rápido para os dias atuais, quase 30 anos após a publicação do livro. Por mais popular que seja o conceito, muitas pessoas apontaram problemas com as linguagens do amor . Algumas pessoas podem usar a teoria das linguagens do amor como uma espécie de teste de personalidade, apesar do fato de que o ponto principal de Chapman é que devemos nos adaptar à linguagem do amor do nosso parceiro , não exigir que eles usem a nossa.

De fato, pesquisas recentes revelaram que casais alinhados com o comprimento de onda da linguagem de amor um do outro não significa exatamente que isso torna um relacionamento bem-sucedido e feliz. Os casais que compartilhavam a mesma linguagem de amor não eram mais felizes do que os casais que tinham estilos diferentes, sugerindo que dominar a fluência sobre o sistema de linguagem de amor e adaptá-lo com base no que o parceiro precisa no momento é mais valioso do que confiar apenas em uma linguagem de amor dominante modelo.

“Promove a codependência e impede que os parceiros desenvolvam autonomia e autenticidade”. Um relacionamento é um lugar de transformação e crescimento. Quando nos limitamos com uma linguagem de amor específica, não damos espaço para mudanças.”

Os conceitos amplos, que se apoiam em sua simplicidade prática, também podem parecer muito simplistas, pois não incluem completamente sexualidade, cultura, trauma e diferenças intergeracionais em comunidades diferenciadas. É preciso entender que os relacionamentos humanos são um reflexo complicado de suas feridas de infância e estilo de apego, Motamedi aponta: mudanças.”

Em geral, é importante não usar as linguagens do amor como um bálsamo universal para remediar problemas. Está claro que precisamos de mais conjuntos de habilidades do que aqueles em nosso kit de ferramentas para enfrentar problemas que possam existir abaixo da superfície de nosso relacionamento.

A linha de fundo.

As linguagens do amor são uma ferramenta útil para melhorar a forma como nos comunicamos e nos expressamos, mas não devem ser a solução definitiva para a felicidade. Em vez disso, deve funcionar como um ponto de partida que coloca os casais em uma jornada para se conhecerem de maneira mais profunda e se autorregularem melhor. Mas o trabalho não deve parar por aí.

 

Responder