Todo mundo tem aquele lugar longe da agitação do “mundo real”, onde eles podem rir e brincar com os outros. Dê uma surra nos manos no NBA 2K ou fale sobre o domínio dos Warriors em qualquer oponente azarado que estava em seu caminho na noite anterior. Um lugar onde você pode ser você mesmo sem ramificações. Soa como os limites da sua própria casa, certo? Bem, muitos também a descreveriam como a barbearia do bairro.
Por todo o país, em cidades grandes e pequenas, as barbearias estão cheias de pessoas “só tentando conseguir um corte”, mesmo que seja muito mais do que isso. Cidades como Nova York e Los Angeles têm uma infinidade de opções para escolher – sejam tradicionais, contemporâneas, esportivas ou temáticas de cinema – mas há aquele lugar em sua cidade que você pode chamar de seu local.
Inferno, o fenômeno da barbearia foi imortalizado, e você sabe que Barbershop: The Next Cut é legítimo quando você tem Ice Cube, Common e Nicki Minaj representando o legado que tem nas comunidades. Embora a instituição tenha sido uma tradição americana – como torta de maçã e jogos de beisebol – grande parte de sua história remonta muito mais longe do que isso.
As barbearias já existiam em 296 aC, quando os homens gregos costumavam se reunir em um mercado para aparar cabelos e barbas enquanto discutiam e fofocavam. As barbearias também têm alguma história no mundo médico, já que os barbeiros serviram como cirurgiões e dentistas . Você pode imaginar entrar em sua loja local e pedir uma remoção de verrugas, uma cavidade tampada?
O comércio real foi formalmente introduzido nos EUA no século 19, quando AB Moler (sem relação com molar) abriu uma escola de barbeiro em Chicago, tornando-a a primeira instituição desse tipo em qualquer lugar do mundo. Trouxe treinamento, educação e profissionalismo para o mundo do corte de pelos faciais, dando origem a uma nova e bem-sucedida indústria.
Os homens tratariam essas lojas como uma espécie de reunião de fraternidade, como se uma agenda fosse definida para se reunir e cobrir as tarefas da semana. O papel da barbearia nunca foi apenas cortar o cabelo, mas sempre foi propagado na criação de um senso de comunidade.
Barbearias na comunidade afro-americana, em particular, serviram como um marco cultural que remonta ao século 19, quando a maioria das lojas de propriedade de negros atendia homens brancos. Mas, foi uma das indústrias fundadoras que impulsionou a economia afro-americana após a abolição da escravidão e realmente ajudou a colocar algumas famílias de pé. Foi uma das primeiras indústrias que permitiu que homens negros se tornassem empreendedores e que todas as comunidades pudessem apoiar. As coisas podem ter mudado aqui e ali, para se adaptar à paisagem em constante evolução da América, mas a base da barbearia permaneceu a mesma.
A evolução da barbearia não para nos avanços em aparadores, TVs de tela grande e cadeiras reclináveis motorizadas. Métodos não tradicionais de higiene estão atraindo pessoas de todas as esferas da vida que desejam uma experiência única de barbearia – seja usando os melhores e mais recentes produtos para barba e cabelo, oferecendo descanso luxuoso em um local temático de rock ‘n’ roll ou até mesmo adicionando um bar e uma cozinha à loja para um dia completo. Jeff Laub, cofundador e proprietário da Blind Barber em Nova York e Los Angeles, recriou a experiência da barbearia enquanto tentava manter o aspecto comunitário dela.
“Não é porque não ‘parecemos bem’, é mais porque não nos ‘sentimos bem’, e aqueles 30 minutos na cadeira do barbeiro nos trazem de volta à melhor versão de nós mesmos”, diz Laub. , você obtém um novo corte que parece bom, mas, mais importante, é sobre como você acha que deve ficar. E mesmo além do corte, a segurança da loja permite que os convidados apenas falem o que pensam e realmente baixem qualquer guarda que precisem ter ao longo do dia. É por isso que construímos o Blind Barber. Não estamos no negócio da boa aparência. Estamos no negócio de sentir-se bem.”
A história mostrou que a indústria teve seus altos e baixos, mas também demonstrou que as barbearias podem prosperar mesmo nos tempos mais sombrios dos EUA, pois sempre têm a capacidade de fazer um homem se sentir bem.
Este texto faz parte do filme ‘Barbershop: The Next Cut’.