O que é CrossFit?

O CrossFit é uma modalidade que vem ganhando cada dia mais o gosto dos brasileiros.  Mas o que é esse fenômeno que veio dos Estados Unidos e invadiu as academias brasileiras? O CrossFit é um modelo de treinamento e condicionamento físico, que visa trabalhar o corpo de forma dinâmica. Toda musculatura é exigida de maneira integrada e não específica como em outros modelos de treinamento. Ao todo, são dez domínios reconhecidos:

Resistência Cardiovascular e Respiratória

Energia

Força

Flexibilidade

Poder

Rapidez

Coordenação

Agilidade

Equilibrar

Precisão

Essa metodologia tem como ideal desenvolver todas as capacidades físicas de uma pessoa, seja ela atleta ou não. Esse tipo de treinamento se assemelha com os utilizados por militares, bombeiros e atletas de alto rendimento.  Embora exista essa familiaridade, a modalidade pode ser praticada por pessoas de diferentes interesses e portes físicos. 

O CrossFit, que busca a pluralidade, traz não apenas benefícios estéticos, mas também uma mudança de hábito. O objetivo é que os alunos passem por uma experiência diferente e que cause um impacto capaz de alterar o estilo de vida deles, através de uma evolução física, cardiorrespiratória e mental.

Para quem é o CrossFit?

Para todo aquele que quer praticar uma modalidade esportiva e obter um melhor condicionamento físico. É claro que iniciantes e pessoas com problemas de obesidade e sedentarismo precisam tomar o maior cuidado possível para que nenhum exagero venha causar algum tipo de lesão. O CrossFit ser para os que buscam um resultado em curto, médio ou longo prazo. Atletas de esportes como triátlon, surfe, jiu-jitsu, MMA, ciclismo, tênis, também costumam procurar esse treinamento par aperfeiçoar a performance em suas modalidades.

 

Musculação x CrossFit

Existem algumas diferenças básicas entre um e outro. Embora seja completamente possível que se use uma academia de musculação para trabalhar apenas a parte aeróbica, esse é um ambiente bastante frequentado por pessoas que têm como objetivo o ganho muscular, a hipertrofia. Já o CrossFit, é um modelo mais dinâmico, que busca, com intensidade, exercitar todas as partes do corpo de uma vez e em menos tempo. É mais indicado para quem busca evolução em várias áreas como equilíbrio, resistência e flexibilidade.

Não é difícil encontrar academias convencionais que prestam os dois serviços. Para aqueles que fazem musculação, não faz tanta diferença treinar em um local onde se pratica CrossFit quanto o contrário. Para quem busca apenas o CrossFit, o ideal é que se busque os chamados boxes, que são locais mais amplos e que fogem de toda aparelhagem necessária para a prática da musculação.

 

O que é o Método CrossFit?

O Método CrossFit é uma espécie de hierarquia de esforços formada pelos seguintes fatores:

Dieta: estabelece as bases moleculares para fitness e saúde.

Acondicionamento Metabólico: constrói a capacidade em cada uma das três vias metabólicas, começando com as vias aeróbias, depois lácticas e, em seguida, fosfocreatinas.

Ginástica: estabelece capacidade funcional para o controle do corpo e amplitude de movimento.

Halterofilismo e Arremesso: desenvolve a capacidade de controlar objetos externos e produzir energia.

Esporte: aplica a aptidão em ambiente competitivo com movimentos mais aleatórios e maestria de habilidade.

Responder