10 benefícios do CrossFit

Como esse texto visa alcançar não praticantes e iniciantes, alguns termos específicos serão melhores explicados entre parênteses. Você pode também consultar um breve dicionário do CrossFit clicando aqui.

1) Intensidade: CrossFit é um treino que tem como objetivo ser rápido e intenso. Pode custar menos de 15 minutos do seu dia, pode ter apenas três ou quatro séries como burpees (movimento que envolve agachamento e flexão), um jog (corrida) e squats (agachamentos), porém, o ideal é que se faça cada exercício com um tempo pré-definido. A meta é utilizar a intensidade para aproveitar da melhor maneira possível o tempo de dedicação ao treino. 

2) Motivação: a principal palavra que define o CrossFit é a intensidade, mas o resultado rápido que se espera não será alcançado sem a dedicação necessária. Na musculação, por exemplo, é fácil fazer uma pausa para descanso maior do que a indicada, mas no CrossFit exige-se sempre o máximo de cada um. 

3) Tempo eficiente: em um curto período de tempo, você terá de completar o maior número de rodadas de um determinado circuito. Dessa forma, a intensidade do exercício fará com que você queime mais calorias do que em outros tipos de treino. 

4) Construindo relacionamentos: assim como na maioria das práticas esportivas, o CrossFit serve também para criar laços de amizade com novas pessoas. Todos que o praticam estão com o mesmo objetivo de melhorar a forma física, e a ajuda de um companheiro é extremamente importante. O incentivo faz com que haja uma melhora de performance, independentemente do nível de cada um. 

5) Workouts dinâmicos: é comum ver pessoas que fogem da academia usando enjoo ou tédio como motivos para o abandono da prática esportiva. O CrossFit, por misturar diferentes exercícios, boa parte deles utilizando apenas o peso do próprio corpo, é uma modalidade mais versátil e menos entediante. 

6) Treinamento pessoal: todas as aulas são conduzidas por um professor que, além de exigir o máximo de cada praticante, passará os exercícios e fará correções sempre que necessárias. Até por isso, é importante procurar um local de confiança e credibilidade e que possua bons treinadores, capazes de oferecer todo suporte para a sua melhora de qualidade de vida. 

7) Saúde cardíaca: durante todo treino, é normal que a frequência cardíaca fique elevada, oferecendo, assim, um aumento de resistência. Dados de um Conselho Americano de Estudo de Exercício mostram que as frequências cardíacas são elevadas para 90% durante exercícios CrossFit. Diretrizes da indústria fitness sugerem uma FCmax entre 64 a 94%, a fim de melhorar a resistência cardiorrespiratória. Foi descoberto também que os atletas tiveram uma média de 80% do VO2max, que é a quantidade de oxigênio que uma pessoa pode utilizar durante o exercício. O sugerido é que fique entre 40 a 85% do VO2max para melhor a aptidão cardio e composição corporal. 

8) Aumento da mobilidade articular: como dito anteriormente, o CrossFit foge do conceito que é utilizado na musculação. Você não treina apenas um músculo específico por série. O objetivo é fazer algo dinâmico e que trabalhe diversas partes do corpo ao mesmo tempo. Isso faz, inclusive, com que o risco de lesões no dia a dia diminua porque seu corpo estará mais preparado e você ainda aprenderá a maneira correta de fazer alguns movimentos que parecem ser corriqueiros como abaixar e levantar objetos pesados. 

9) Melhoria geral da saúde: CrossFit possui alguns pilares como: resistência, força, coordenação, flexibilidade, poder, velocidade, agilidade, equilíbrio, precisão e resistência. Isso é conquistado através de adaptações neurológicas e hormonais que acontecem no nosso corpo. Uma modalidade com um alto grau de dinamismo não traz apenas mudanças estéticas, mas é capaz de transformar completamente o seu nível de qualidade de vida.

10) Melhoria do estilo de vida: é necessário sempre lembrar que não basta se exercitar com regularidade. Esse já é um grande passo, mas o mais importante e o que tem de ser visto como alvo é a mudança de estilo de vida. É mais fácil conseguir manter novos hábitos quando você se cerca de pessoas que possuem os mesmos objetivos, as chances se multiplicam. A alimentação passa a ser diferente, as saídas e os encontros com os amigos também mudam até que os antigos costumes deixem de fazer falta.

Responder