anel de tucum ( Português : anel de tucum ) é um de cor preta anel feito com a semente de tucum , uma palmeira nativa da Floresta Amazônica . Ele é usado por cristãos no Brasil , especialmente os católicos , como um símbolo do compromisso de suas igrejas para os pobres.

O anel teve origem no Império do Brasil , quando jóias feitas de ouro e outros metais preciosos foram usados ostensivamente por membros da elite governante de ostentar sua riqueza e poder. Afro-brasileiros escravos e índios brasileiros , incapazes de pagar esses metais para fazer suas próprias jóias, criou o anel de tucum para simbolizar o casamento, amizade e sua luta pela libertação. Era um símbolo clandestino cujo significado só eles compreendido.

Mais recentemente, o uso do anel de tucum foi revivido pelos cristãos ligados à Teologia da Libertação , a fim de simbolizar a aliança de suas igrejas com as pessoas pobres e oprimidos da América Latina , especialmente pelos católicos após o Concílio Vaticano II e as Conferências Episcopais de Medellín e Puebla .

Em 1994, o anel de tucum foi o assunto de um documental do mesmo nome dirigido por Conrad Berning. No filme, o bispo Pedro Casaldáliga , um dos entrevistados, disse o seguinte sobre o uso do anel:

“Este anel é feito de uma palmeira na Amazônia. É um sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Aqueles que carregam este anel tomou estas causas como sua própria. E suas conseqüências. Você usaria o anel ? Olha, isso compromete você, sabe? Muitos, por causa deste compromisso, foram mortos.”

Fonte: Wikipedia

Onde comprar?

Em nossa loja virtual temos o anel de tucum:

https://www.4men.com.br/anel-de-tucum

Responder