Como descobrir o formato do seu rosto: a principal dica!

Você provavelmente já viu várias matérias por aí apontando quais são os cortes de cabelo, formatos de barba e modelos de óculos ideais para cada formato de rosto, certo? Ok, ótimo! Mas essas matérias não vão ser úteis para você se você não souber qual é o seu formato de rosto.

Então, hoje nós resolvemos te ajudar com a melhor dica de como descobrir o formato do seu rosto! É uma dica bem simples e fácil, e ela certamente vai te ajudar a descobrir qual o melhor corte de cabelo para o seu rosto, e o melhor tipo de barba e modelo de óculos para você.

Tire uma foto do seu rosto

Como descobrir o formato do seu rosto: a principal dica!

A principal dica de como descobrir o formato do seu rosto é esta. Antes de tudo, você precisa tirar uma foto do seu rosto. Se você tem o cabelo longo, prenda-o completamente para que não haja interferência na imagem final. A foto precisa ser tirada de maneira harmônica: a câmera precisa estar completamente reta e a foto não pode ser angular.

Depois, imprima a foto ou a coloque em um editor de imagens simples, como o próprio microsoft paint, e trace uma linha vertical que divide o rosto, que será a linha do comprimento do rosto, e outra na horizontal que divide o rosto ao meio, que será a linha da largura do rosto.

Estas linhas vão te ajudar a determinar o seu tipo de rosto, te ajudando a analisar o comprimento e características de cada um dos lados do rosto.

Depois de traçar as linhas, parta para o próximo passo!

Entenda a proporção das linhas para identificar o formato

Como descobrir o formato do seu rosto: 3 dicas indispensáveis

Agora, uma das principais dicas de como descobrir o formato do seu rosto é compreender o que as linhas traçadas querem dizer. Os principais formatos de rosto são: triangular, quadrado, oval, coração, redondo e diamante. Cada um deles apresenta o seu próprio formato e características específicas:

1. Rosto Redondo

As linhas do comprimento e da largura do rosto que você traçou na sua foto têm as mesmas dimensões, ou seja, o mesmo comprimento. Além disso, este tipo de rosto não tem linhas retas, sendo os seus ângulos pouco definidos e muito arredondados.

Muitas vezes, este tipo de rosto é confundido com o tipo oval, mas a grande diferença está neste fato: a testa é pequena e a distância entre a parte de baixo do nariz e o queixo é menor que o comprimento de todo o nariz.

2. Rosto Quadrado

No tipo de rosto quadrado as linhas do comprimento e da largura do rosto têm também as mesmas dimensões, assim como acontece no rosto redondo. Porém, a grande diferença é que as linhas do rosto são retas e intensas. Este tipo de rosto tem as linhas da testa, da lateral, do queixo e mandíbula retas, tendo na sua maioria ângulos retos.

Muitas vezes, o rosto quadrado pode ser facilmente identificado analisando a parte do rosto que fica a baixo da linha da largura do rosto, que é traçada na horizontal.

3. Rosto Oval

No rosto oval, a linha do comprimento é aproximadamente ⅓ maior que a linha da largura. Este é um tipo de rosto ligeiramente alongado quando comparado com os anteriores, é suave e delicado e não possui nenhum ângulo que se destaque.

4. Rosto Coração

No rosto coração, a linha do comprimento é maior que a linha da largura, sendo que o queixo é pontiagudo e o ponto menor deste tipo de rosto. Em rostos em formato de coração, a região da testa e das maçãs do rosto são largas, sendo a sua largura semelhante, e as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando até chegar ao queixo.

Algumas pessoas associam este formato de rosto a um triângulo invertido, onde o queixo é a ponta do triângulo.

5. Rosto Retangular

No rosto quadrado (também conhecido como retangular, o que é meio contraditório, afinal, se algo é quadrado não pode ser retangular) a linha do comprimento é quase o dobro da linha da largura, e todo o rosto lembra um retângulo na vertical. Neste tipo de rosto, as linhas laterais são retas e bem definidas, assim como as linhas da mandíbula.

A grande diferença neste tipo de rosto é que a mandíbula apresenta uma ligeira curvatura, o que a torna menos acentuada e menos quadrada. Outra característica marcante é que a testa tende a ter a mesma largura que a mandíbula.

6. Rosto Diamante

No rosto em forma de diamante, a linha do comprimento é maior que a linha da largura, assim como acontece no rosto em forma de coração o queixo está destacado, tendo um aspeto pontiagudo.

A grande diferença é que, nesse tipo de rosto, a região mais larga é a das maçãs do rosto, e a testa e linha do cabelo são mais estreitas, enquanto o queixo é afinado e pontiagudo. Além disso, as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando ligeiramente até chegar ao queixo.

Pronto! Agora que você sabe como descobrir o formato do seu rosto, basta aprender quais óculos, cortes de cabelo e formatos de barba são os ideais! Nós já fizemos matérias sobre esses assuntos, basta ficar de olho em cada uma para descobrir as melhores opções para você!

Responder