Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Aquela sensação de queimação e ardência depois de fazer a barba é relativamente comum. Você certamente já ficou com a pele vermelha, com os poros irritados e até com o rosto machucado depois de usar um aparelho de barbear, certo? E, nesse momento, já se perguntou: como me livrar da foliculite na barba?

A coceira na barba é um saco, mas o pior é a agressão de pele que ela representa. A boa notícia é que dá para se livrar desse problema se você conhecer os fatores que o causam!

A barba irritada, na maioria da vezes, é consequência da falta de cuidados com a barba: uso de produtos inadequados, lâminas velhas, falta de higiene e até mesmo falta de hidratação.

Então, quer se livrar da coceira na barba? Veja as principais dicas para acabar com o problema!

Mantenha sempre a sua pele limpa

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

O primeiro passo para eliminar a irritação da barba é manter a sua pele limpa. Pelo menos 3 vezes por semana – ou quando for fazer a barba – use um sabonete antibactericida para lavar o rosto! Desse jeito, você consegue deixar a pele protegida contra qualquer tipo de infecção. Depois do banho, use uma toalha limpa para secar a pele (quando não for fazer a barba).

Molhe a barba inteira – com água morna

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Um dos principais cuidados com a barba é este: quando for se barbear, molhe a barba inteira. Os pelos podem absorver aproximadamente 35% do seu próprio volume em umidade, e, quando eles ficham inchados com a água, ficam mais frágeis – e isso facilita a remoção deles.

Por isso: sempre faça a barba depois do banho. Sempre! Além de molhada, a sua pele vai estar aquecida por causa da água do chuveiro, o que faz com que os poros se dilatem, evitando ainda mais a barba irritada.

Use produtos de qualidade

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Um bom aparelho de barbear – novo e sem lâminas cegas – e um bom creme de barbear são fundamentais pare você ter um barbeado livre de irritações. Os cremes, por exemplo, devem ser cremosos e ricos em óleos – com silicone ou hidratantes.

Esses ingredientes evitam que a raiz do pelo absorva umidade, fazem com o que a lâmina deslize com maior facilidade e esses pontos, além de protegerem o seu rosto, também fazem com que o aparelho de barbear dure mais.

Uma boa recomendação de aparelho de barbear é o Philips One Blade! Com o cupom MHM15OFF, você ganha 15%! Compre aqui. 

Aplique os produtos direito

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Muitas pessoas passam por essa dica de forma despercebida, mas ela é importante para melhorar os seus cuidados com a barba.

Tente usar um pincel para aplicar o creme de barbear, ele vai fazer com que os pelos fiquem mais altos – e isso vai facilitar, e muito, um barbear mais rente. No processo, você também acaba se livrando de células mortas por causa da esfoliação. Vale a pena!

Troque a lâmina com frequência

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Está com preguiça? Esqueça. Lâmina velha só vai irritar ainda mais a sua pele e pode até causar uma infecção mais séria, porque vai agredir uma área maior do seu rosto.

Quer economizar uma grana? Uma das vantagens do barbeador Philips One Blade é ter uma lâmina refil que dura até 4 meses: ou seja, você vai precisar trocá-la com uma frequência menor, e o seu rosto não vai ser tão agredido quanto seria com uma lâmina convencional.

Não raspe a barba contra o crescimento do pelo

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Você provavelmente já ouviu falar que o melhor método de depilação facial é raspar os pelos no sentido contrário, certo? Bom, isso está errado.

Para não continuar errando nos seus cuidados com a barba, saiba disto: quando você passa a lâmina na direção contrária ao crescimento natural dos pelos, ela pode empurrar o pelo para baixo da pele e isso vai te causar uma dor de cabeça – e de rosto – tremenda, já que pode resultar em uma foliculite grave.

Use loção pós-barba

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

A loção ideal para você vai depender do seu tipo de pele e do seu objetivo, mas é importante repor a umidade eliminada durante o barbear.

A dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explicou o seguinte para um portal voltado para a área da saúde: “A loção pós-barba ajuda a fechar os poros, alivia irritações provocadas pela lâmina e age como cicatrizante”.

Esses produtos contêm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e hidratantes e, por isso, acalmam a sua pele. Mas vale lembrar: fique longe das formulas com álcool, afinal, o efeito pode ser o oposto.

Bom barbear!

Responder