Descubra os tipos de barba para cada formato de rosto

A barba, além de ser um pedaço da sua personalidade e parte de quem você é, também pode ser utilizada como uma ferramenta para deixar seu rosto mais harmônico e equilibrado.

Formatos diferentes de rosto pedem tipos diferentes de barba. Por isso, com ajuda dos nossos parceiros da Garagem Barbearia, nós selecionamos as principais dicas para você descobrir qual é o melhor estilo para as proporções do seu rosto!

Crédito: Reprodução

Antes de tudo, é importante ressaltar: sua barba e o seu maxilar devem trabalhar em conjunto para criar um formato oval. Por quê? Especialistas dizem que esse é o formato mais harmônico possível, afinal, quando pensamos em um rosto, não imaginamos um rosto quadrado ou redondo – a nossa mente sempre recorre ao formato oval, certo?

Então, se a sua mandíbula é quadrada ou redonda, o ideal é deixar a barba crescer com mais volume na parte inferior para alongar o rosto. Se o seu rosto for mais retangular, por exemplo, o ideal é aumentar o volume nas laterais para evitar prolongar ainda mais o queixo.

Rosto quadrado

Descubra os tipos de barba para cada formato de rosto

Rostos quadrados pedem uma barba mais cheia no queixo e curta nas laterais.

Esse tipo de rosto normalmente tem linhas marcadas e maxilar bem definido.

Por isso, o ideal é suavizar essas linhas – se você quiser, é claro – e procurar por desenhos mais arredondados: a barba mais queixa na parte inferior, por exemplo, alonga o rosto!

Essas dicas também valem para rostos em formato triangular – quando a linha do queixo é maior que a medida das maçãs do rosto que, por sua vez, é maior que a medida da testa.

Rosto redondo

Descubra os tipos de barba para cada formato de rosto

Rostos redondos têm as medidas da altura e da largura bem semelhantes. Normalmente, as bochechas são mais cheias e largas que a testa e o queixo.

Para alongar o rosto e criar a harmonia que falamos no começo do texto, a sugestão é utilizar uma barba mais comprida na parte inferior e curta nas laterais.

Dica: quando for aparar os pelos das laterais, defina bem as linhas para criar um efeito mais reto e esticar visualmente o comprimento do seu rosto.

O cavanhaque também é um aliado e pode causar a impressão de um rosto mais longo, principalmente se os fios forem mais compridos.

Se o seu rosto seguir o formato de coração – quando a medida da testa é maior que as maçãs do rosto e que a linha do queixo – também pode utilizar essas dicas.

Rosto retangular

Descubra os tipos de barba para cada formato de rosto

Em um rosto retangular, o comprimento é a maior metida de todas – quando a comparamos com as medidas da linha do queixo, das maçãs do rosto e da testa que, no caso desse formato de rosto, são semelhantes entre si.

Se este for o seu formato de rosto, preenchas as laterais e deixe o comprimento mais reto e curto. Barbas no estilo “Garibaldi”, por exemplo, combinam bastante com quem tem esse tipo de rosto.

Essa dica também vale para rostos em formato diamante – quando o comprimento do rosto é o maior de todos, seguido pelo comprimento das maçãs do rosto, da testa e da linha do queixo.

Rosto oval

Descubra os tipos de barba para cada formato de rosto

A maioria dos estilos listados anteriormente combina com o rosto oval mas, se você procura por uma barba especifica para não errar na hora de criar proporções, pode deixar a barba crescer no rosto em um formato quadrado e raspar os pelos na parte interna do queixo, para causar a ilusão de volume.

Como a simetria desse tipo de rosto já é bem favorecida, você não precisa se preocupar tanto em construir proporções e pode variar bastante quando enjoar de algum estilo.

Aliás, o barbeiro Guastella, famoso nos Estados Unidos, afirma que sempre procura criar um formato oval quando algum cara chega em sua barbearia pedindo um equilíbrio visual.

Então, pode comemorar!

Responder