9 tipos de barba

Preparamos uma seleção com diversos tipos de de barba para cada rosto e como cuidar de cada uma delas. São 9 estilos de barba que combinam com os mais variados tipos de rosto e também demos algumas dicas para você cultivar os pelos do rosto e manter o formato da barba por mais tempo.

Se o que te falta pra mudar a sua barba é inspiração, agora você não tem mais desculpa.

9 tipos de barba e como cuidar de cada uma

9 tipos de barba e como cuidar de cada uma

Barba desenhada

Barba desenhada

Uma barba desenhada não necessariamente segue um estilo ousado ou tem muitas riscas de navalha. Na verdade, esse tipo de barba é marcado apenas pela maior definição do desenho em três pontos: maçãs do rosto, queixo e pescoço e costeletas.

No exemplo acima, por exemplo, vemos que os pelos param na linha do pescoço e seguem um desenho bem linear. O mesmo acontece nas bochechas e na altura das orelhas.

Se a sua barba for muito rala, talvez não seja uma boa ideia seguir esse estilo, final, os pelos escassos nas extremidades pode dificultar a formação do desenho.

Barba por fazer

Barba por fazer

Esse tipo de barba é democrático e um dos mais comuns entre aqueles que estão começando a deixar a barba crescer. Ela é prática e normalmente é a escolha para quem trabalha em escritório e precisa manter um visual mais formal.

Para cultivar esse tipo de barba, você precisa apará-la pelo menos uma vez por semana – ou mais, se a sua barba crescer rápido.

Barba âncora

Barba âncora

Você não tem muito pelo no rosto ou acha que sua cara é pequena demais? O estilo âncora pode te ajudar a equilibrar as proporções. Esse tipo de barba é pra quem tem personalidade forte porque ela segue uma linha mais latina e pode ficar caricata se não combinar com o seu estilo.

Para criar o visual, é preciso aparar a barba e traçar uma linha seguindo a mandíbula. O bigode também deve estar sempre bem aparado e os pelos concentrados na parte inferior da boca também.

Barba cerrada

Barba cerrada

Esse estilo é tipo uma evolução da barba por fazer mas, para manter, é preciso ter o dobro de cuidado.

A barba cerrada é mais baixa e até mais grossa. Para cultivar os pelos no comprimento correto, você pode usar uma lâmina ou a máquina de barbear no sentido contrário dos pelos.

É importante tomar cuidado para que eles não fiquem muito curtos ou em comprimentos diferentes. Toda a extensão da barba deve estar do mesmo tamanho e com o mesmo volume.

Aliás, se você tem muitos pelos encravados no rosto por causa da barba por fazer, essa pode ser uma boa opção!

Barba cheia

Barba cheia

Bastante popular e versátil, a barba cheia pode seguir duas linhas diferentes: a mais rústica – que você alcança sem modelar os fios – e a mais formal – conquistada com a quantidade certa de pomada.

Para cultivar esse tipo de barba, basta deixar seus pelos crescerem e sempre apará-los nas extremidades. Lembrando: você não precisa fazer um desenho rígido, afinal, o estilo dela é mais despojado, mas é legal reduzir o comprimento dos pelos na área da maçã do rosto.

Se o seu rosto for muito pequeno, talvez seja melhor escolher outro tipo de barba já que esse estilo pode deixar seu rosto ainda menor.

Barba de lenhador

Barba de lenhador

A favorita dos últimos anos com certeza foi a barba lenhador. Muito homem quis fazer e ela virou uma febre nas barbearias. Agora, a moda passou mas, mesmo assim, tem gente que continua procurando o estilo e querendo seguir essa linha mais rústica.

Pra alcançar o estilo, o processo é parecido com o da barba cheia, a diferença é que, neste caso, os pelos crescem em um formato quadrado para baixo e, por isso, o comprimento deve ser cultivado na região do queixo.

Enquanto você pode aparar bem a barba cheia na região dos lábios e do bigode, no estilo lenhador os pelos podem avançar um pouco mais para essas áreas. Mas é importante dar um tapa para manter a higiene!

Van Dyke

Van Dyke

A Van Dyke foi batizada com o nome do pintor flamengo do século XVII e segue aquela linha bem caricata: barbicha na parte de baixo e bigode marcado.

O legal desse estilo é poder deixar o rosto mais limpo, e ela é uma opção bem prática pra quem não tem o rosto repleto de pelos e precisa conviver com uma barba falhada.

Para manter o desenho, passe cera no bigode e penteie sempre os pelos da barba.

Bigode em destaque

Bigode em destaque

Em vez de raspar toda a barba e deixar apenas o bigode crescer, você pode aparar os pelos do rosto e manter os pelos do bigode mais compridos. Esse estilo está em alta e é uma boa ideia pra quem quer apostar no bigode mas tem medo de ser muito radical.

Cavanhaque

Cavanhaque

Sempre na moda, o cavanhaque é ideal para os homens com pouco queixo ou rosto sem curvas.

Você ainda pode escolher entre o cavanhaque completo e o ralo, o que vai determinar essa escolha é seu estilo: homens cujo objetivo é transmitir uma imagem mais formal e ter uma aparência de cara mais velho podem optar pelo cavanhaque completo e bem fechado; aqueles que procuram um ar mais jovem e boêmio vão se dar bem com o cavanhaque ralo e aberto.

Essas inspirações visuais são práticas pra você levar para o barbeiro! Ele pode te ajudar a decidir qual delas combina mais com o seu rosto e com o seu estilo de vida.

Conheça a Garagem Barbearia e Estética

Conheça a Garagem Barbearia e Estética

Procurando uma boa barbearia para cuidar do seu cabelo e barba? Conheça a Barbearia Garagem. Pioneira em estética masculina no Brasil, a rede oferece os mais diversos serviços como massagens, podologia, dia do noivo e muitos outros.

Confira todos os endereços onde você encontra uma Garagem Barbearia, abaixo:

► SÃO PAULO

  • Moema – Avenida Agami, 183
  • Itaim – Rua Prof. Atílio Innocenti, 731
  • Anália Franco – Rua José Oscar Abreu Sampaio, 134
  • Perdizes – Rua Doutor Homem de Melo, 420
  • Shopping D&D – Avenida das Nações Unidas, 12555
  • Cidade Jardim – Avenida Magalhães de Castro, 1200

► RECIFE

  • Boa Viagem – Av. Conselheiro Aguiar, 2205 – Loja 4

Acesse o site

Responder