Como fazer a barba em casa

Por opção ou por falta de opção por conta do isolamento, agora você vai ter que aprender a fazer a barba em casa.

Para quem frequentava o barbeiro regularmente, pode ser um universo totalmente desconhecido. Por isso mesmo, decidimos reunir as principais dicas para que você mantenha seus pelo bem aparados e seu estilo em ordem.

Antes de barbear – Como fazer a barba em casa

Dê um tempo

Reserve 30 minutos para aparar os pelos. Um barbear rápido é suscetível a cortes, falhas e o resultado final não tende a ficar legal. Dê um tempo a si para se cuidar e você terá os melhores resultados, com o mínimo de irritação da pele.

Creme ou gel de barbear

Como fazer a barba

As espumas e gel de barbear são um dos itens mais importantes e essenciais para um barbear preciso e seguro. É a espuma que o ajuda a definir você vai tirar os pelos faciais, e até como desenhá-los.

Também é a espuma e o gel que vão impedir aquelas irritações na pele, e principalmente aquelas feridas de amador.

Caso o objetivo seja aparar geral a barba, você pode optar tanto pelo creme (espuma) de barbear quanto o gel.

Agora se você pretende aparar a barbar e manter linhas de corte, a recomendação é usar gel (ou óleo) de barbear, que tem a mesma função do creme, mas são transparente.

Este recurso permite que você enxergue melhor onde a lâmina vai cortar, mantendo a linha da barba.

Sugestões:

Máquina de barbear

Existem diversos tipos de máquinas de barbear para objetivos diferentes. Já fizemos uma matéria que explica todos os usos delas. Confira aqui!

Se for escolher uma maquininha de aparar, reserve-a só para a barba. Com ela você consegue regular a altura do corte e consegue levá-la para qualquer lugar.

Use-a sempre a favor dos pelos, pois caso contrário, poderá formar buracos no seu barbear.

Nossa sugestão:

Tesoura

A tesourinha é mais recomendada para quem tem um bom volume de barba, mas exige muito mais cuidado e atenção para não criar falhas.

Com ela você consegue dar uniformidade aqueles fios que crescem de maneira desordenada e aparar o bigode quando estiver caindo nos lábios.

Lâmina de barbear

Qual barbeadores devo usar para fazer a barba

Um item essencial para um bom barbear são os aparelhos e as lâminas de barbear. Eles fazem efetivamente o corte e não podem, sob hipótese nenhuma, estarem velhos, cegos ou, principalmente, apresentando pontos de ferrugem.

Se isso acontecer, você não apenas ficará com um barbear ruim, como também poderá colocar sua saúde em risco.

Os modelos com diversas lâminas são muito interessantes, pois eles demandam menos passadas para chegar ao resultado que você espera.

Não deixe também de observar as fitas de lubrificação, uma vez que, quando estão apagadas ou gastas, elas não terão o efeito desejado. Isso mostra que está na hora de comprar um novo produto.

Durante o barbear – Como fazer a barba em casa

Sentido dos pelos na hora do barbear

Para facilitar o barbear, a dica é passar uma toalha quente e úmida na região, favorecendo a abertura dos poros. Isto facilitará o deslize da lâmina e a extração dos pelos.

Ao invés de passar a maquininha com um nível de regulagem em toda a barba, faça uma graduação da menor regulagem até a maior, da região da orelha para o queixo. Isso deixará mais bonito o seu barbear e deixará seu rosto com impressão mais alongada.

Outro ponto importante é lembrar que, durante esse processo, você deve ir enxaguando as lâminas frequentemente, com água em abundância. Isso ajuda a remover os fios que vão ficando presos e eventuais impurezas, que poderiam causar irritação.

Evite bater o aparelho na pia, pois isso pode danificar seriamente as peças fabricadas com tanta precisão.

Usando o indicador e o dedo médio, encontre o centro do pescoço, onde se localiza o gogó, ao mesmo tempo encontre a região em que termina a sua barba.

Ou seja, do centro to pescoço mais dois dedos para cima é onde sua barba deverá terminar. Dessa forma, ao realizar a linha, ela ficará escondida abaixo do queixo.

O segredo de aparar as laterais da barba é acompanhar a linha do maxilar. Assim, sua barba deve sempre cobrir a região do ângulo do maxilar para assim ela não parecer pequena em relação ao rosto.

Isso proporciona um aspecto estranho ao rosto, ou seja, as laterais da barba nada mais são do que a moldura do seu rosto, acompanhando seus traços ela se torna uma peça chave para qualquer barba perfeita.

Depois do Barbear – Como fazer a barba em casa

Qual barbeadores devo usar para fazer a barba

Como os poros foram abertos após a aplicação da toalha quente, agora é fundamental fechá-los. Para isso, enxague o rosto com água fria. Esse procedimento protege a pele de poeira e qualquer outra sujeira que possa causar pelos encravados.

Depois de todo o ritual, não esqueça de uma boa loção pós-barba ou creme hidratante. Eles são finalizadores importantes para acalmar sua pele, hidratar e amenizar a vermelhidão. Sua pele agradece.

Sugestões:

Mantenha sua barba limpa

Você quer o bônus de ter uma barba bonita e vistosa, precisa aprender a cuidar dela. Os pelos do rosto estão muito mais suscetíveis a resto de comidas, germes, sujeira, poeira, ácaros e até descamação da pele (caspa na barba).

Para evitar isso, terá que cuidar da sua higiene diariamente. Lave o rosto depois das refeições (também depois do sexo), ao acordar e antes de dormir.

Assim, a nossa dica é usar produtos específicos para lavar a região. Shampoo ou sabonetes para barba que agem de forma mais direta na composição do pelo, deixando ele além de limpo não danifica a estrutura, fazendo ele crescer saudável.

Sugestões:

Deixe sua barba sempre seca

Por fim, é importantíssimo lembrar de secar sua barba depois de lavar e tomar banho. Caso contrário, seus pelos viram um ambiente úmido propício a germes e fungos.

Responder